Bem Vindo

15 de abr. de 2011

Alimentos integrais


Com o avanço do conhecimento e da tecnologia sempre buscando a cada nova descoberta melhorar a nossa qualidade de vida, os alimentos ganharam uma maior importância do que tinha em épocas passadas.
Hoje em dia ouvimos muito falar dos alimentos integrais, mas na verdade, você sabe algo a respeito, como por exemplo os benefícios.
Pois é minha amiga, leia com atenção e você se surpreenderá assim como me surpreendi.

Em outras palavras quando falamos ou ouvimos alimentos integrais temos que logo associar que este tipo de alimento não passou por nenhum processo de beneficiamento ou refinamento, e dessa forma, ainda possuem as películas que envolvem os grãos.
Na verdade tais películas que eles ainda possuem são ricas em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais, por causa disso alimentos como pão integral, biscoito, arroz, macarrão são considerados boas fontes de fibras alimentares, e também por possuírem melhores quantidades de vitaminas B, B2, B5, B6 e de minerais como o fósforo e ferro.
A introdução desse tipo de alimento no nosso dia a dia, pode a longo e médio prazo contribuir para evitarmos determinados tipos de patologias como diabetes, obesidade e dislipidemias.
Outras pesquisas ainda mostram que a ingestão diária de alimentos integrais como arroz, soja e farinha, contribuem para diminuir o risco de desenvolver doenças como câncer e problemas cardíacos.
Mas a ingestão deste tipo de alimentos não fica restrito somente a diminuição ou a prevenção de algumas patologias como já citamos, eles também trazem outros benefícios se o teor da ingestão de fibras por exemplo for aumentada, como melhoram o aproveitamento dos nutrientes pelo organismo, que são diminuídos quando os alimentos são processados, ajudam aquelas pessoas que estão em programas para a redução de peso, pois as fibras contidas nesses alimentos dão uma sensação de saciedade.
Agora com relação ao valor calórico dos alimentos integrais comparado com os demais, a diferença não é grande.
Portanto nesta hora, a hora de escolha temos que levar em conta não somente a questão calórica, mas sim os outros benefícios que queremos em nossas vidas.
E lembre-se ninguém melhor que seu médico ou nutricionista para fazer da melhor maneira possível a transição de sua alimentação tradicional para uma alimentação com alimentos integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...